Seguidores

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

X SEMANA DE HISTÓRIA DA FECLESC

A X Semana de História teve uma ótima recepção dos mais de 200 alunos que dela participaram. No dia 20 iniciamos a Semana com o violão de Weber dos Santos, aluno do MAHIS-UECE, que executou músicas instrumentais de diferentes autores brasileiros.

Depois ocorreu a conferência do professor Daniel Munduruku (Instituto indígena brasileiro de propriedade intelectual- INBRAPI), que falou sobre Mídia e Oralidade na Construção da Identidade Indígena. (foto do Daniel).



No dia seguinte, dia 21 de agosto, ocorrerão os mini-cursos que se estenderão até o dia 23, com uma carga horária total de seis horas, podendo o aluno fazer um pela manhã e outro à noite, com as seguintes temáticas e ministrantes: Gênero e Medicina: As Mulheres na Visão dos Doutores, Noélia Alves de Sousa (FECLESC); A Questão Afro-Brasileira através das Novas Linguagens no Livro Didático de História, Isaíde Bandeira Timbó (FECLESC) e Vilarin Barbosa Barros (FECLESC);

Micro-História: Teoria e Prática, Alysson de Queiroz Lima (FECLESC) e Tyrone Apollo Pontes Cândido (FECLESC); História e Literatura em Dona Guidinha do Poço, de Oliveira Paiva e Luzia Homem, de Domingos Olympio, Manoel Carlos F. de Alencar (FECLESC); A Utilização da Técnica Fotográfica na Reprodução de Documentos: Um Auxílio à Pesquisa Histórica, Igor Pedrosa (UECE); Saúde Pública e Política: Um Novo Olhar sobre a História do Ceará, Zilda Maria Menezes Lima (FAFIDAM); Sexo e Gênero na Era Tecnológica, Vera da Costa e Lima Silva (FAFIDAM); História cultural: representação, poder e sensibilidades, Pádua Santiago (UECE).


Outro destaque foram as apresentações de trabalhos acadêmicos, que totalizaram 43 comunicações, divididos em 13 grupos nos turnos da manhã e noite, dos dias 21 e 23 de agosto.

No dia 22 pela manhã ocorreu a mesa-redonda Ensino de História e interdisciplinaridade com as professoras Isaíde Bandeira (FECLESC), Lídia Noemia (UFC) e Maria Telvira (URCA).

À noite ocorreu a exibição do documentário “Vilas volantes” do cineasta Ruy Vasconcelos que também participou da mesa Cinema e Interdisciplinalidade: Os Múltiplos Usos do Cinema pelas Ciências Humanas, juntamente com o Prof. Ms. Sander Cruz Castelo (UFC).


No dia 23, ocorreu ainda o lançamento do livro Formação de lideranças, de Altemar Muniz e Graça Costa, no auditório Rachel de Queiroz. À noite foi a vez da abertura da Exposição Coisas do Sertão Coisas do Sertão, realizada pela turma do 6º semestre do Curso de História da FECLESC, sob a coordenação dos professores Manoel Carlos F. de Alencar e Manoel Alves de Souza, que contou ainda com um autêntico Forró pé-de-serra, à luz de lamparina, em pleno auditório Cego Aderaldo.


No dia 24 pela manhã recebemos o prof.Dr. João Emiliano Fortaleza de Aquino (UECE), que proferiu a palestra Heródoto e a História: Fazer e Lembrar. Depois lançou seu livro Memória e consciência histórica. Na noite ocorreu a mesa-redondaA Formação do Historiador no Ceará, com os professores Altemar Muniz (FECLESC), Sílvia Siqueira (UECE), Ivaneide Barbosa (FAFIDAM) e Marco Aurélio (FECLESC e MAHIS-UECE). O encerramento foi com a apresentação da Banda Bifurcação.

Para que possamos ter uma verdadeira dimensão da X Semana, solicitamos comentários neste blog, ou através da próxima reunião do curso, marcada para o dia 03 de outubro.

Precisamos dessas avaliações para nos preparar para o XI Encontro Estadual da ANPUH, que ocorrerá em nossa Faculdade, em julho de 2008.

Nenhum comentário: